ANBIMA - Debêntures Mantido por: ANBIMA
Ajuda | Fale Conosco | Mapa do Site
Buscar
· Registros na CVM · Emissões Instrução CVM nº 476 · AGDs e Comunicados · Notícias · Sites Úteis
Fitch Afirma Rating 'A-(bra)' da 1ª Emissão de Debêntures da Aquapolo; Perspectiva Estável 29/05/2019


A Fitch Ratings afirmou, hoje, o Rating Nacional de Longo Prazo 'A(bra)' (A menos (bra)) da primeira emissão de debêntures da Aquapolo Ambiental S.A. (Aquapolo), no montante de BRL326,7 milhões e vencimento em agosto de 2029. A Perspectiva do rating é Estável.

PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO RATING

Sumário: O rating da primeira emissão de debêntures da Aquapolo reflete a estabilidade das receitas, estabelecida em um contrato de take-or-pay (ToP) firmado com a Braskem S.A. (Braskem, Rating Nacional de Longo Prazo 'AAA(bra)'; Perspectiva Estável), a alta complexidade das operações, que demanda manutenções periódicas, e a adequada estrutura da dívida. De acordo com o cenário de rating, a Aquapolo possui Índice de Cobertura do Serviço da Dívida (Debt Service Coverage Ratio - DSCR) médio de 1,3 vez de 2019 a 2028, o qual é considerado forte para a categoria de rating. Contudo, o rating é limitado pelos DSCRs próximos de 1,0 vez durante o ciclo de substituição e manutenção dos módulos de membranas e dos equipamentos de osmose, o qual ocorre entre 2020 e 2022, no cenário de rating da agência.

Receitas Estáveis (Risco de Receita: Forte)

O contrato de ToP tem vigência até 2053 e estabelece a entrega de ao menos 300 litros de água de reúso por segundo (l/s) pela Aquapolo à Braskem, além de um teto de 650 l/s. O projeto vem gerando receitas consistentemente acima das expectativas da Fitch, devido ao fornecimento de água de reúso acima do mínimo contratado. Além disso, a companhia assinou, desde 2015, quatro contratos de ToP com outras empresas, nos quais se compromete a entregar pelo menos 21,2 l/s. Os cenários da Fitch não incorporam contratos além dos já citados.

Risco Operacional Moderado (Risco Operacional: Médio)

A Aquapolo opera o projeto, com sucesso, há seis anos, apesar da qualidade do esgoto secundário entregue anteriormente pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp, Rating Nacional de Longo Prazo 'AA(bra)'; Perspectiva Estável), que estava abaixo do mínimo em alguns períodos. Desde 2017, a Sabesp entrega esgoto secundário de acordo com a qualidade mínima. Portanto, as medidas implementadas no passado para compensar os custos mais altos não são mais necessárias. Apesar de o sistema estar totalmente automatizado, aproximadamente 40% dos custos estão relacionados a pessoal, devido às constantes necessidades de inspeções.

Risco de Infraestrutura Moderado (Desenvolvimento de Infraestrutura: Médio)

Os principais investimentos do projeto são a troca periódica e a manutenção dos equipamentos de osmose e das membranas de ultrafiltração, assim como a construção de novos ramais, no caso de assinatura de novos contratos de fornecimento de água de reúso. A Aquapolo poderá ter dificuldade para substituir os equipamentos devido à sua alta tecnologia, o que foi evidenciado pela necessidade de mudança de fornecedor em 2015. O cronograma de investimentos é incerto e grande parte dos equipamentos é importada, expondo o projeto a risco de volatilidade cambial no momento da troca. Além disso, o projeto não possui conta reserva para manutenção e, apesar da expectativa de que os equipamentos atuais
29/05/2019 [ Press Release ] Fitch Afirma Rating 'A-(bra)' da 1ª Emissão de Debêntures da Aquapolo; Perspectiva Estável
https://www.fitchratings.com/site/pr/10076714 2/8
apresentem vida útil maior que a esperada, sua necessidade de substituição continuará pressionando o fluxo de caixa da companhia.

Estrutura da Dívida Adequada (Estrutura da Dívida: Médio)

As debêntures são seniores, indexadas à Taxa Referencial (TR) e totalmente amortizáveis até o vencimento. A estrutura da dívida inclui ainda conta reserva de três meses para o serviço da dívida, gatilho de DSCR de 1,2 vez para distribuição de dividendos, pagamento de mútuo e endividamento adicional.

Perfil Financeiro

A Aquapolo apresenta perfil de DSCR forte durante o prazo das debêntures, alcançando 1,3 vez no cenário de rating da Fitch de 2019 a 2028. Contudo, este índice é pressionado durante o próximo ciclo de investimentos, que vai de 2020 a 2022. Apesar da necessidade da troca de equipamentos ter sido postergada devido a sua maior vida útil, a Aquapolo continua a apresentar DSCRs próximos a 1,0 vez nestes anos, limitando o rating ao seu nível atual.

COMPARAÇÃO COM PARES

Não há projetos de saneamento em operação com características similares às da Aquapolo no portfólio de ratings públicos da Fitch no Brasil.

SENSIBILIDADES DO RATING

Desenvolvimentos que podem, individual ou coletivamente, levar a ações de rating positivas incluem:

-- Efetuar, com êxito, a troca dos equipamentos no próximo ciclo de manutenção (2020 a 2022); -- DSCRs consistentemente acima de 1,10 vez durante o próximo ciclo de ciclo de substituição dos equipamentos no cenário de rating.

Desenvolvimentos que podem, individual ou coletivamente, levar a ações de rating negativas incluem:

-- Deterioração da qualidade de crédito da Braskem ou da Sabesp, que resulte em ratings inferiores ao da Aquapolo; -- Não efetuar a troca dos equipamentos necessários, interrompendo, assim, as operações; -- DSCRs consistentemente abaixo de 1,05 vez durante o próximo ciclo de ciclo de substituição dos equipamentos no cenário de rating.

RESUMO DO DESEMPENHO

O projeto entrou em operação comercial em outubro de 2012 e, desde então, entrega um volume de água tratada acima do mínimo requerido pelo contrato ToP. A margem de EBITDA da Aquapolo foi de 70% em 2018, um pouco abaixo do verificado nos anos anteriores, devido a aumentos nas tarifas de energia e da soda cáustica. A receita líquida operacional foi de BRL83,3 milhões e despesas operacionais de BRL24,6 milhões. O fluxo de caixa disponível para o serviço da dívida (CFADS) foi de BRL65,9 milhões, o que levou a um DSCR de 1,57 vez.

Cenários da Fitch

As premissas dos cenários base e de rating da Fitch refletem as projeções macroeconômicas de inflação e juros atualizadas conforme o relatório Global Economic Outlook, publicado pela agência em 20 de março de 2019.

As principais premissas do cenário-base da Fitch incluem:

29/05/2019 [ Press Release ] Fitch Afirma Rating 'A-(bra)' da 1ª Emissão de Debêntures da Aquapolo; Perspectiva Estável
https://www.fitchratings.com/site/pr/10076714 3/8
-- Volume entregue de 321,2 l/s de água de reúso (volume mínimo estabelecido em todos os contratos de ToP vigentes);

-- Custos e despesas operacionais de BRL27,5 milhões em 2019, reajustadas pela inflação a partir de 2020;

-- TR de 0% até dezembro de 2020 e de 0,5% a partir de janeiro de 2021.

A Fitch também utilizou estas premissas no cenário de rating, com exceção de:

-- Custos e Despesas Operacionais 10% acima do cenário-base.

No cenário-base, o DSCR médio de 2019 a 2028 é de 1,3 vez, e o mínimo, de 1,1 vez em 2021. No cenário de rating, por sua vez, o DSCR médio de 2019 a 2028 também é de 1,3 vez, e o mínimo é de 1,0 vez em 2021.

Perfil do Projeto

A Aquapolo é uma Sociedade de Propósito Específica (SPE), responsável por produzir e fornecer água de reúso para fins industriais ao Polo Petroquímico do ABC Paulista, por meio de uma adutora própria, a partir do efluente da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) ABC.


Imprimir o conteúdo Visualizar impressão Fonte: Fitch Ratings
17/07/2019
CYRELA BRAZIL REALTY EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES comunica pagamento da remuneração referente à 10ª emissão de debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
CPFL Energias Renováveis comunica pagamento de juros aos debenturistas da 7ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Fitch Atribui Rating 'AA+(exp)(bra)' à Proposta de 2ª Emissão de Debêntures da EDP SP-MG Fitch Ratings
16/07/2019
GERDAU comunica vencimento da quinta emissão de debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
Copel Telecomunicações comunica pagamento de juros aos debenturistas da segunda emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Triângulo do Sol auto-estrada comunica pagamento aos debenturistas da quinta emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Concessionária Rota das Bandeiras comunica debenturistas da primeira emissão sobre pagamento de prêmio B3 – Elaborado por ANBIMA
Concessionária Rota das Bandeiras comunica debenturistas da primeira emissão sobre cessão de obrigações das debêntures da Odebrecht TransPort para com a emissora e pagamento de prêmio da mesma B3 – Elaborado por ANBIMA
15/07/2019
BR PROPERTIES comunica pagamento de juros e amortização às debêntures da primeira emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Sanesalto comunica o pagamento de juros e amortização aos debenturistas da 2ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
ISA CTEEP comunica pagamento de juros aos debenturistas da 4ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A CONCESSIONÁRIA DO SISTEMA ANHANGUERA-BANDEIRANTES S.A. (“AutoBAn”), comunica o pagamento de juros da oitava emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A Ecopistas comunica pagamentos aos debenturistas da primeira emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
BR Properties comunica pagamento de juros aos debenturistas da 12ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
TAESA comunica pagamento de juros aos debenturistas da quinta emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Triângulo do Sol auto-estrada comunica pagamento aos debenturistas da quinta emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
JSL comunica pagamento de juros e amortização aos debenturistas da sexta emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
PBH ATIVOS comunica debenturista da segunda emissão sobre pagamento de amortização B3 – Elaborado por ANBIMA
12/07/2019
A Minas Gerais Participações S.A. comunica os pagamentos de remuneração da 5ª emissão de debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
ENGIE BRASIL ENERGIA comunica os debenturistas da 7ª emissão sobre o pagamento da primeira parcela da remuneração B3 – Elaborado por ANBIMA
COPASA MG informa aos seus debenturistas o pagamento de juros referentes à 12ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
Petrobrás comunica pagamento de juros às debentures da 6ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Rota das Bandeiras comunica amortização do valor nominal, atualização monetária e o pagamento de juros referente às debêntures da segunda série B3 – Elaborado por ANBIMA
Fitch Afirma Rating 'AA(bra)' da Copasa; Perspectiva Revisada Para Positiva Fitch Ratings
10/07/2019
Fitch Afirma Rating 'AAA(bra)' da 1ª Emissão de Debêntures da Transmissora JMM Fitch Ratings
05/07/2019
Fitch Afirma Ratings de Debêntures com Garantia da Alupar Fitch Ratings
Fitch Atribui Rating 'AA-(bra)' à Proposta de 6ª Emissão de Debêntures da Copel GeT Fitch Ratings
04/07/2019
Fitch Atribui Rating 'A-(exp)(bra)' à Proposta de 1ª Emissão de Debêntures da PCH Buriti Fitch Ratings
A Fitch Ratings atribuiu, hoje, Rating Nacional de Longo Prazo 'AAA(exp)(bra)', com Perspectiva Estável, à proposta da segunda emissão de debêntures da VDB F2 Geração de Energia. Fitch Ratings
SmartFit comunica aos debenturistas sobre o resgate antecipado das debêntures da 1ª série da 3ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Lojas Renner comunica o pagamento de juros e amortização no âmbito da 8ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Gerdau comunica aos debenturistas sobre autorização de resgate antecipado B3 – Elaborado por ANBIMA
03/07/2019
Fitch Afirma Rating 'AA (bra)' da 2ª Emissão de Debêntures de Sinop; Perspectiva Estável Fitch Ratings
02/07/2019
Fitch Afirma Rating 'AA-(bra)' da Ser; Perspectiva Estável Fitch Ratings
01/07/2019
A COPEL comunica pagamento de juros e principal aos debenturistas da sexta emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A BR Properties comunica pagamento de juros e amortização da segunda emissão de debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
Fitch Atribui Rating 'AAA(bra)' à Proposta de 17ª Emissão de Debêntures da Rede D'Or Fitch Ratings
28/06/2019
A Eletropaulo comunica pagamento da 3ª Série da 23ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo comunica aos debenturistas da 14ª emissão o pagamento de juros e principal no âmbito do resgate antecipado facultativo total das debêntures. B3 – Elaborado por ANBIMA
A Termelétrica Pernambuco III S.A. comunica pagamento de juros aos debenturistas da primeira emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Fitch Atribui Rating 'AAA(bra)' à Proposta de 9ª Emissão de Debêntures da Engie Brasil Fitch Ratings  
27/06/2019
A Concessionária Auto Raposo Tavares comunica pagamento de flat aos debenturistas da segunda emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
26/06/2019
Fitch Atribui Rating 'AAA(bra)' à Norsa e à Sua Proposta de Emissão de Debêntures Fitch Ratings
Fitch Eleva Rating da VLI Para 'AAA(bra)'; Perspectiva Estável Fitch Ratings
25/06/2019
Fitch Atribui Rating 'AA(bra)' à Proposta de 4ª Emissão de Debêntures da Águas Guariroba Fitch Ratings
24/06/2019
Fitch Eleva Rating da 2ª Emissão de Debêntures da Paranaíba para AA+(bra); Perspectiva Estável Fitch Ratings
Fitch Afirma Rating 'AA(bra)' da XPI e Atribui Rating Final à sua segunda emissão de debêntures Fitch Ratings
A CEMAR comunica pagamento da 4ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
21/06/2019
A JSL comunica pagamento da 10ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A BR Properties comunica pagamento da 5ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
JSL S.A. comunica pagamento da 12ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
JSL S.A. comunica pagamento da 11ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
18/06/2019
Fitch Afirma 'A(bra)' da 1ª Emissão de Debêntures da Ventos de São Jorge; Perspectiva Estável Fitch Ratings
A CPFL Energias Renováveis comunica pagamento da 1ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Sanesalto Saneamento comunica pagamento da 2ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Lojas Renner comunica pagamento da 5ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Companhia Energética do Ceará comunica pagamento da 5ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Companhia Energética do Ceará comunica pagamento da 6ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Energisa comunica pagamento da 8ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Celpa comunica pagamento da 4ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A AES Tietê Energia comunica pagamento da 4ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A JSL S.A. comunica pagamento da 8ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Concessionária Rodovias do Tietê comunica pagamento da 1ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Ferreira Gomes Energia comunica pagamento da 3ª Emissão de Debênture B3 – Elaborado por ANBIMA
A Triângulo do Sol Auto-Estradas comunica pagamento da 5ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Rodovias das Colinas comunica pagamento da 8ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Ampla Energia e Serviços comunica pagamento da 9ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA

« Notícias Anteriores | Próximas Notícias »

Ao obter informações através deste site você declara conhecer e aceitar os termos de exoneração de responsabilidades e de direitos autorais da ANBIMA.