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Fitch Realiza Ações de Rating em Debêntures da Rota das Bandeiras; Perspectiva Estável 06/06/2019


A Fitch Ratings removeu, hoje, a Observação Negativa dos Ratings Nacionais de Longo Prazo de duas séries da primeira emissão de debêntures (código CBAN) da Concessionária Rota das Bandeiras S.A. (CRB), que totalizam BRL1,1 bilhão. Ao mesmo tempo, os ratings foram afirmados, conforme a seguir:

-- 1ª série, no montante de BRL550,0 milhões, com vencimento em janeiro de 2024: Rating Nacional de Longo Prazo 'A-(bra)' (A menos (bra)); Perspectiva Estável;

-- 2ª série, no montante de BRL550,0 milhões, com vencimento em julho de 2024: Rating Nacional de Longo Prazo 'A-(bra)' (A menos (bra)); Perspectiva Estável.

A Fitch também elevou para 'A-(bra)' (A menos (bra)), de 'BBB(bra)', o rating da primeira emissão de debêntures da Odebrecht Transport S.A. (código ODTR11), que foi cedida à CRB. A Perspectiva do rating é Estável.

A remoção da Observação Negativa da CBAN reflete a conclusão do processo de venda da CRB, que melhora o acesso da companhia ao mercado de crédito e aumenta sua capacidade de emitir novas dívidas para cobrir os déficits de caixa no curto prazo, uma vez que deixa de ser controlada pelo grupo Odebrecht.

A elevação do rating de ODTR11 reflete a equalização do rating das duas emissões (CBAN e ODTR11), uma vez que a inadimplência do serviço da dívida de ODTR11 levará a vencimento antecipado automático de CBAN, dada a existência de cláusulas de cross-default nas emissões da CBAN.

O aumento do endividamento da CRB pela incorporação da primeira emissão de debêntures da Odebrecht Transport S.A. não é material, dado o cronograma de amortização da ODTR11. O LLCR (Loan Life Coverage Ratio) abaixo de 1,0 vez indica uma necessidade de crescimento do tráfego acima da esperada e/ou de endividamento adicional durante o prazo da dívida, para cumprir obrigações financeiras. Positivamente, a CRB tem ainda 14 anos de concessão após o vencimento da dívida e um PLCR (Project Life Coverage Ratio) de 1,6 vez.

A CRB está em processo de substituição da conta reserva do serviço da dívida, que totalizava BRL222,8 milhões em março de 2019, por uma fiança bancária para fazer frente aos investimentos programados com os recursos desta conta. Esta proporcionará uma liquidez adicional ao projeto até que seja concluída a emissão de nova dívida. Os cenários base e de rating da Fitch consideram que a empresa precisará emitir BRL300 milhões em dívida em 2020 para financiar seu plano de investimentos

Os ratings da CBAN e da ODTR11 refletem a localização estratégica da rodovia em São Paulo, a grande participação de veículos pesados no tráfego total e a moderada volatilidade de volume. Além disso, também contemplam os reajustes tarifários anuais de acordo com a inflação e o atraso no plano de investimento do projeto. As debêntures são seniores, indexadas ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

SENSIBILIDADE DOS RATINGS

Desenvolvimentos que podem, individual ou coletivamente, levar a uma ação de rating positiva incluem:

-- Crescimento consistente do tráfego acima de 5% e reequilíbrio do contrato de concessão no que se refere à cobrança de eixos suspensos na tarifa de pedágio, o que reduziria a necessidade de novos endividamentos a médio prazo;

Desenvolvimentos que podem, individual ou coletivamente, levar a uma ação de rating negativa incluem:

-- Insucesso da concessionária na obtenção de dívidas, em 2020, para cobrir o déficit de caixa;

-- Reequilíbrio do contrato de concessão por meio alongamento de prazo, devido à questão dos eixos suspensos.

RESUMO DA PERFORMANCE

Em 27 de maio de 2019, a CRB concluiu o processo de venda de 85% de suas ações para o SCP 1355 Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia. O mesmo contrato cede todos os direitos e obrigações de ODTR11 à CRB. Em contrapartida, o instrumento de mútuo entre OTP e CRB foi quitado.


Imprimir o conteúdo Visualizar impressão Fonte: Fitch Ratings
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