ANBIMA - Debêntures Mantido por: ANBIMA
Ajuda | Fale Conosco | Mapa do Site
Buscar
· Registros na CVM · Emissões Instrução CVM nº 476 · AGDs e Comunicados · Notícias · Sites Úteis
Fitch Afirma Ratings da Liq em 'RD(bra)' 10/06/2019


A Fitch Ratings afirmou, hoje, o Rating Nacional de Longo Prazo 'RD(bra)' da Liq Participações S.A. (Liq) e de suas emissões de debêntures. A relação completa das ações de rating encontra-se ao final deste comunicado.
O rating reflete os múltiplos waivers temporários obtidos pela empresa para postergar o pagamento dos juros de sua primeira, terceira e quinta emissões de debêntures, bem como o não pagamento dos juros da sua segunda emissão de debêntures, devido a sua fraca liquidez e a sua incapacidade de refinanciar ou servir sua dívida por intermédio de sua geração de operacional de caixa. Até a publicação deste comunicado, a Liq não havia sido bem sucedida no esforço de reestruturação de sua dívida, que, na opinião da Fitch, se ocorrer, deve resultar em alteração material das atuais condições dos credores da empresa.
Pelos critérios da agência, uma reestruturação representaria uma troca de dívida em situação crítica (Distressed Debt Exchange - DDE), sendo que sua desaprovação pelos debenturistas provavelmente resultará em um evento de inadimplência da Liq. A empresa passou pelo mesmo processo de reestruturação de dívida outras duas vezes, a primeira em dezembro de 2015 e a segunda em julho de 2017.
O perfil de crédito da Liq continua muito pressionado por sua fraca geração operacional de caixa. Os negócios da companhia têm apresentado redução relevante em uma atividade na qual a escala é importante. Negativamente, a Liq apresenta forte concentração de sua receita junto à Oi S.A. (Oi; 'BB(bra)'/Estável) - que permanece com grandes desafios operacionais -, elevada alavancagem financeira e restrita flexibilidade financeira. O perfil de crédito da Liq também considera a dificuldade da companhia em diversificar sua base de clientes, o ambiente competitivo do setor e sua exposição ao crescimento de despesas com pessoal, no caso de aumentos salariais que não sejam integralmente repassados aos contratos, ou caso haja indenizações substanciais decorrentes da redução do quadro de funcionários.
PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DOS RATINGS
Inadimplência e Adiamento do Pagamento de Juros: A Liq busca uma nova reestruturação de dívida devido à sua incapacidade de honrar suas obrigações financeiras dentro das atuais condições. A empresa convocou, pela quarta vez, uma Assembleia Geral de Debenturistas (AGD), para 13 de junho de 2019, a fim de prorrogar o pagamento dos juros de suas primeira, terceira e quinta emissões de debêntures, bem como alterar o cronograma do serviço da dívida destas transações. Antes, já havia obtido waivers temporários para postergar o pagamento dos juros destas emissões, que originalmente venciam em 15 de março de 2019. Além disso, convocou nova AGD, referente à segunda emissão de debêntures, para 17 de junho, a fim de deliberar sobre a decretação ou não de vencimento antecipado desta emissão em virtude do fim do período de cura dos juros, em 29 de março, que não haviam sido pagos em 15 de março.
Fraca Geração Operacional de Caixa: Pelas projeções da Fitch, a Liq manterá fraca geração operacional de caixa e será incapaz de honrar o serviço da dívida atual. Em 2019, a agência estima queda de 15% na receita líquida e EBITDAR negativo em BRL30 milhões. Com base nestas premissas, a Liq deverá apresentar fluxo de caixa das operações (CFFO) e fluxo de caixa livre (FCF) negativos em RL202 milhões e BRL211 milhões, respectivamente. No médio e no longo prazos, a Fitch acredita que a recente reforma
10/06/2019 [ Press Release ] Fitch Afirma Ratings da Liq em 'RD(bra)'
https://www.fitchratings.com/site/pr/10078355 2/8
trabalhista terá efeito positivo sobre a receita e a geração de caixa dos provedores de Customer Relationship Management (CRM)/Business Processing Outsourcing (BPO), em termos de aumento da demanda por serviços, uma vez que as empresas podem terceirizar de forma irrestrita, e em termos de menores indenizações trabalhistas - o que reduz o custo de redimensionamento da operação. Nos últimos 12 meses encerrados em março de 2019, o EBITDAR, calculado segundo a metodologia da agência, foi positivo em apenas BRL7 milhões. Com isso, o CFFO e o FCF também acabaram pressionados, ficando negativos em BRL94 milhões e BRL107 milhões, respectivamente, no mesmo período.
Elevada Concentração de Clientes e Risco do Setor: A concentração de receita é um dos maiores riscos observados pela Fitch para empresas prestadoras de serviços de CRM e BPO. Neste setor, os dez principais clientes superam facilmente 70% da receita e alguns deles têm poder de barganha muito forte para estabelecer condições comerciais. No caso da Liq, mais de 50% de sua receita é proveniente da operadora de telefonia Oi, e seus cinco maiores clientes representam entre 70% e 80% das vendas. A crise enfrentada pela Oi nos últimos anos teve forte impacto na Liq, que viu seu faturamento diminuir em mais da metade desde 2014, dentro de uma indústria em que a escala é importante e na qual a redução de funcionários, seu principal item de custo, requer relevante desembolso de caixa com indenizações.
O setor apresenta alta alavancagem operacional, composta por salários e custos de aluguel. Como resultado, uma redução permanente de volumes exige ajustes de capacidade e geralmente resulta em elevados pagamentos indenizatórios referentes a aluguéis e mão de obra. Historicamente, a cobrança de multas por cancelamentos de contratos com grandes clientes também é difícil. A concorrência é acirrada, e os clientes tendem a diversificar os provedores de terceirização para evitar depender de um único fornecedor.
Desafiadoras Tendências de Longo Prazo: A Fitch acredita que o crescimento de margem e de receita das empresas do setor será limitado pelas mudanças tecnológicas e pela dinâmica do mercado, que alteraram a estrutura do setor de serviços de contact center, uma vez que as muitas empresas passaram a desenvolver soluções internas e canais digitais para substituir principalmente serviços CRM de voz. Como resultado, o modelo de receita do setor, ainda baseado principalmente na cobrança pelo número de funcionários por contrato, está sendo prejudicado, pois o serviço de voz está perdendo espaço, gradualmente, para os canais digitais, nos quais um único atendente pode interagir com vários consumidores ao mesmo tempo. Para lidar com esses desafios, algumas empresas têm focado no aumento da oferta de serviços de BPO e na busca por clientes de porte médio, nas quais os serviços de CRM ainda têm potencial de penetração, principalmente na América Latina.
RESUMO DA ANÁLISE
Não se aplica.
PRINCIPAIS PREMISSAS -- Acesso muito limitado a novos financiamentos; -- Geração de caixa operacional insuficiente para servir o atual cronograma da dívida.
SENSIBILIDADES DOS RATINGS
Desenvolvimentos que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a uma Ação de Rating Positiva Incluem: Uma elevação dos ratings da Liq depende da retomada do pagamento do serviço da dívida atual ou da conclusão da reestruturação da dívida da empresa. A Fitch irá reclassificar a empresa e suas emissões dentro da nova premissa de vencimento das obrigações financeiras frente a uma nova expectativa de geração de fluxo de caixa.
Desenvolvimentos que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a uma Ação de Rating Negativa Incluem:
Pedido de recuperação judicial, que levaria ao rebaixamento dos ratings corporativos para 'D(bra)'.
10/06/2019 [ Press Release ] Fitch Afirma Ratings da Liq em 'RD(bra)'
https://www.fitchratings.com/site/pr/10078355 3/8
LIQUIDEZ
Restrita Flexibilidade Financeira: Segundo as projeções da agência, a geração operacional de caixa da Liq seguirá fraca e a empresa não conseguirá honrar o atual cronograma de serviço da dívida. A Fitch acredita que a flexibilidade financeira da Liq permanecerá muito limitada e que a companhia não conseguirá acessar novas linhas de crédito enquanto não melhorar seus resultados operacionais ou renegociar sua dívida atual. Segundo o fluxo de amortização contratual, a maior parte da dívida vence em 2027, 2030 e 2035, enquanto o pagamento dos juros, previsto para começar em março de 2019, não foi realizado. Ao final de março de 2019, a Liq apresentava caixa e aplicações financeiras de BRL73 milhões frente a uma dívida de curto prazo de BRL414 milhões e dívida total ajustada de BRL1,8 bilhão, considerando as obrigações de aluguel, segundo os critérios da agência.
RELAÇÃO COMPLETA DAS AÇÕES DE RATING
A Fitch realizou as seguintes ações de rating:
Liq Participações S.A
-- Rating Nacional de Longo Prazo afirmado em 'RD(bra)';
-- Rating Nacional de Longo Prazo da primeira emissão de debêntures afirmado em 'RD(bra)';
-- Rating Nacional de Longo Prazo da terceira emissão de debêntures afirmado 'RD(bra)';
-- Rating Nacional de Longo Prazo da quinta emissão de debêntures afirmado em 'RD(bra)'.


Imprimir o conteúdo Visualizar impressão Fonte: Fitch Ratings
18/10/2019
Fitch Atribui Rating 'AAA (bra)' à Segunda Emissão de Debêntures de Pirapora II Fitch Ratings
Fitch Eleva Rating da 1ª Emissão de Debêntures do TCP Para ‘AA(bra)’; Perspectiva Estável Fitch Ratings
Fitch Atribui Rating 'AAA(bra)' à 2ª Emissão de Debêntures da Arcoverde Transmissão de Energia Fitch Ratings
A Sanesalto Saneamento comunica pagamento da 2ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
17/10/2019
Fitch Coloca Ratings ‘A(bra)’ da Smartfit em Observação Positiva Fitch Ratings
15/10/2019
A CONCESSIONÁRIA DO SISTEMA ANHANGUERA-BANDEIRANTES comunica pagamento de valores referentes ao resgate da 6ª emissão de debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Triângulo do Sol Auto-Estradas comunica pagamento de juros e amortização aos debenturistas da 2ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A Rodovias das Colinas comunica pagamento de juros e amortização aos debenturistas da 4ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS comunica pagamento de juros e amortização aos debenturistas da 3ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A Integração Transmissora de Energia comunica pagamento de juros aos debenturistas da 1ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A CONCESSIONÁRIA DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS S/A comunica sobre o pagamento de proventos às debentures da 2ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A CONCESSIONÁRIA ROTA DAS BANDEIRAS comunica pagamento de juros às debentures da primeira emissão (“ODTR11”) B3 – Elaborado por ANBIMA
COMPANHIA ENERGÉTICA DO RIO GRANDE DO NORTE comunica pagamento de juros aos debenturistas da 1ª série da 7ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
COMPANHIA ENERGÉTICA DO RIO GRANDE DO NORTE comunica pagamento de juros aos debenturistas da 2ª série da 7ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
TELEFÔNICA BRASIL S.A. comunicam sobre pagamento de Juros e principal das Debêntures da 4ª emissão - 3ª série. B3 – Elaborado por ANBIMA
A COMPANHIA DE GÁS DE SÃO PAULO – COMGÁS comunica pagamento de juros aos debenturistas da 6ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A Equatorial Maranhão Distribuidora de Energia comunica pagamento de juros aos debenturistas da 7ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A AES Tietê Energia comunica pagamento de juros aos debenturistas da 2ª série da 6ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista comunica pagamento de juros aos debenturistas da 7ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A Light Serviços de Eletricidade comunica pagamento de juros aos debenturistas da 15ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Fitch Atribui Rating 'AAA(exp)(bra)' à Proposta de 2ª Emissão de Debêntures da Rota das Bandeiras Fitch Ratings
Fitch Afirma Ratings ‘A+’/‘AAA(bra)’ da Emissão de Debêntures de Pirapora Fitch Ratings
14/10/2019
Fitch Afirma Rating ‘AA(bra)’ da 1ª Emissão de Debêntures da EDP Aliança; Perspectiva Estável Fitch Ratings
Fitch Afirma Rating ‘AAA (bra)’ da 2ª Emissão de Debêntures de Serra da Babilônia Fitch Ratings
A Concessionária das Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto comunica sobre o pagamento de juros, amortização e correção sobre as debêntures da primeira emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A Rodovia das Colinas comunica pagamento de juros aos debenturistas da 5ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A Equatorial Maranhão Distribuidora de Energia comunica pagamento de juros e principal aos debenturistas da 6ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A CONCESSIONÁRIA DO SISTEMA ANHANGUERA-BANDEIRANTES comunica pagamento de juros aos debenturistas da 6ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
11/10/2019
PBH Ativos comunica pagamento de juros, amortização e correção monetária aos debenturistas da 2ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Lojas Renner comunica pagamento de juros e amortização às debêntures da 9ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Santo Antônio Energia comunica pagamento de juros aos debenturistas da 3ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
10/10/2019
Lojas Renner comunica pagamento de juros e amortização aos debenturistas da 9ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Fitch Mantém Rating da 4ª Emissão de Debêntures de Linhas de Taubaté em Observação Negativa Fitch Ratings
09/10/2019
Fitch Afirma Rating 'AA (bra)' da 1ª Emissão de Debêntures da Serra das Vacas II Fitch Ratings
08/10/2019
Fitch Atribui Rating 'AA+(exp)(bra)' à Proposta de 1ª Emissão de Debêntures da Ecoponte Fitch Ratings
07/10/2019
Rodovias das Colinas comunica pagamento amortização extraordinária facultativa às debentures da 7ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Rodovias das Colinas comunica pagamento de juros e amortização do principal às debentures da 7ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
03/10/2019
Fitch Atribui Rating 'AAA(exp)(bra)' à Proposta de Segunda Emissão de Debêntures de Pirapora II Fitch Ratings
02/10/2019
Equatorial Energia comunica pagamento de juros aos debenturistas da 3ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
27/09/2019
Termelétrica Pernambuco III comunica pagamentos referentes à primeira emissão de debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
26/09/2019
Fitch Atribui, Pela Primeira Vez, Rating 'AAA(bra)' à Alsol Energias Renováveis Fitch Ratings
24/09/2019
VALE S.A. retifica comunicado sobre pagamento de remuneração semestral de debêntures participativas B3 – Elaborado por ANBIMA
23/09/2019
VALE S.A. comunica pagamento de remuneração semestral de debêntures participativas B3 – Elaborado por ANBIMA
Fitch Atribui 'AAA(exp)(bra)' à Proposta de Emissão da Arcoverde Transmissão de Energia S.A. Fitch Ratings
Fitch Atribui 'AAA(exp)(bra)' à Proposta de Emissão da SE Vineyards Transmissão de Energia S.A. Fitch Ratings

« Notícias Anteriores | Próximas Notícias »

Ao obter informações através deste site você declara conhecer e aceitar os termos de exoneração de responsabilidades e de direitos autorais da ANBIMA.