ANBIMA - Debêntures Mantido por: ANBIMA
Ajuda | Fale Conosco | Mapa do Site
Buscar
· Registros na CVM · Emissões Instrução CVM nº 476 · AGDs e Comunicados · Notícias · Sites Úteis
Fitch Rebaixa Rating da 3ª Emissão de Debêntures da Itarema Para 'A- (bra)'; Perspectiva Estável 07/06/2019


A Fitch Ratings rebaixou, hoje, o Rating Nacional de Longo Prazo da terceira emissão de debêntures da Itarema Geração de Energia S.A. (Itarema), no montante de BRL111,8 milhões, com vencimento em 2028, para 'A-(bra)' (A menos (bra)), de 'A+(bra)' (A mais (bra)). A Perspectiva é Estável.
O rebaixamento reflete expectativas de métricas de crédito mais baixas no cenário de rating da Fitch, com base no novo estudo operacional de ventos efetuado pela AWS Truepower, a UL Company (UL), que apresentou estimativas mais conservadoras. Como consequência, o índice de cobertura do serviço da dívida (Debt Service Coverage Ratio - DSCR) mínimo diminuiu para 0,85 vez, de 1,08 vez, e o DSCR médio, para 1,01 vez, de 1,20 vez. Apesar de os indicadores serem considerados fracos para a categoria de rating, a classificação reflete, ainda, o fato de que a Itarema pode utilizar os recursos disponíveis do projeto (BRL168 milhões em dezembro de 2018, incluindo o caixa livre e contas reservas) para comprar lastro de energia e reduzir eventuais déficits quadrienais, ou utilizar o caixa para pagar as compensações relacionadas, mitigando os anos em que os DSCRs ficam abaixo de 1,0 vez.
PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO RATING
O rating reflete a existência de fianças bancárias até o completion financeiro do projeto, bem como as características do Leilão de Energia Nova (LEN), em que as tarifas são reajustadas anualmente pela inflação e os déficits de energia, liquidados ao Preço de Liquidação de Diferenças (PLD). Além disso, o rating contempla um novo estudo de ventos considerado satisfatório, apesar de apresentar variação acima de 16% entre o P-90 de um ano e o P-50 e o contrato de longo prazo de operação e manutenção (O&M) com a Acciona WindPower Brasil Ltda. (Acciona Brasil), a preço fixo. As debêntures são seniores, paripassu ao financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e se beneficiam de uma conta reserva de seis meses.
Provedores Alternativos de O&M Disponíveis (Risco Operacional: Médio) Os serviços de O&M são prestados pela Acciona Brasil, subsidiária integral da Acciona WindPower S.A. (Acciona). Com ela foi assinado um contrato de 15 anos, que prevê curva de preços fixos e inclui grandes componentes, correção das pás e eventuais manutenções não programadas. O rating considera a tecnologia conhecida e a disponibilidade de diversos operadores em eventual necessidade de troca de contraparte.
Revisão da Certificação de Recurso Eólico (Risco de Receitas - Volume: Fraco) Como resultado da baixa geração histórica de energia, a Itarema identificou que o estudo de ventos utilizado estava superestimado e contratou a UL para revisar a estimativa de geração de energia do parque. A nova certificação incorporou o desempenho operacional do parque eólico, incluindo as perdas realizadas. Embora a produção de energia estimada do estudo revisado tenha sido menor, o spread médio entre o P-50 e o P-90 de um ano ainda está acima de 16%. Desta forma, os cenários base e de rating da Fitch incorporam descontos adicionais de 7,0% sobre o P-90 médio de dez anos (desconto mínimo sugerido para fundamentos avaliados em 'Fraco'). O spread elevado se deve ao regime de ventos da região em que a Itarema está localizada, considerada volátil.
07/06/2019 [ Press Release ] Fitch Rebaixa Rating da 3ª Emissão de Debêntures da Itarema Para 'A- (bra)'; Perspectiva Estável
https://www.fitchratings.com/site/pr/10078240 2/8
PPAs a Preços Fixos / Exposição ao PLD (Risco de Receitas - Preço: Médio) O projeto se beneficia de contratos de compra de energia no ambiente regulado (CCEAR ou PPA) de vinte anos, com 37 distribuidoras. Estes contratos contam com preços fixos, reajustados anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de 12 meses. Por outro lado, os déficits de produção são liquidados pelo máximo entre o preço do PPA e o PLD, cujo efeito nas receitas é atenuado pelo mecanismo quadrienal de compensação.
Estrutura de Dívida Adequada (Estrutura da Dívida: Médio) As debêntures são seniores, pari-passu ao financiamento de longo prazo com o BNDES e serão integralmente amortizadas até o vencimento. Os covenants da operação, calculados de forma consolidada, incluem gatilhos de distribuição de dividendos baseados em DSCR mínimo de 1,20 vez. A dívida contempla conta reserva do serviço da dívida de seis meses e fiança bancária de 100% da dívida até o completion financeiro do projeto.
Perfil Financeiro No cenário de rating revisado, o DSCR mínimo diminuiu para 0,85 vez, de 1,08 vez, e o médio, para 1,01 vez, de 1,20 vez. A redução dos indicadores de crédito se deve à estimativa de menor geração de energia, com base no novo estudo. Apesar de os indicadores serem considerados fracos para a categoria de rating, a forte liquidez da Itarema suporta o projeto nos anos de liquidação do quadriênio, quando os DSCRs são inferiores a 1,0 vez, e possibilita que a companhia efetue compras de lastro de energia para reduzir os déficits. Em dezembro de 2018, a Itarema possuía BRL168 milhões de caixa total, que não podem ser retirados do projeto, uma vez que este ainda não alcançou o completion financeiro. Considerando a liquidez disponível na conta reserva, o projeto suporta uma redução de 16% sobre a estimativa P-50 e ainda consegue honrar o serviço da dívida.
Análise dos Pares O par mais próximo da Itarema é o Complexo Eólico Caetités (Caetités, Rating Nacional de Longo Prazo da segunda emissão de debêntures 'A(bra)'/Perspectiva Estável). Além de possuir indicadores mais fortes (DSCRs mínimo e médio de 0,98 vez e de 1,08 vez, respectivamente), Caetités apresenta exposição ao PLD de apenas 15% das obrigações contratuais.
SENSIBILIDADES DO RATING
Desenvolvimentos que podem, individual ou coletivamente, levar a uma ação de rating positiva incluem: -- Perfil de DSCR de 1,15 vez.
Desenvolvimentos que podem, individual ou coletivamente, levar a uma ação de rating negativa incluem: -- Redução significativa da forte liquidez, que atualmente suporta o projeto nos anos em que os DSCRs ficam abaixo de 1,0 vez.
RESUMO DO PROJETO
A Itarema é composta por nove sociedades de propósito específico (SPEs) autorizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e estabelecidas como produtoras independentes de energia elétrica, mediante a implantação e a exploração de nove centrais geradoras eólicas. A emissora, uma subholding acionista das SPEs, é controlada pelo Rio Energy Fundo de Investimento em Participações (Rio Energy).
Os parques eólicos estão localizados no município de Itarema (CE) e totalizam 207 MW de capacidade instalada. Quatro dos nove parques (Fase 1) venderam sua energia no LEN A-3, realizado em novembro de 2013, pelo preço médio de BRL128,92/MWh (valores de novembro de 2013), mediante CCEARs de vinte anos. Os parques restantes (Fase 2) comercializaram energia no LEN A-3, de junho de 2014, por BRL131,15/MWh (preços de junho de 2014).
O projeto entrou em operação comercial plena em julho de 2016, beneficiando-se da venda de energia no mercado spot, uma vez que a obrigação contratual da Fase 2 começava em janeiro de 2017.
07/06/2019 [ Press Release ] Fitch Rebaixa Rating da 3ª Emissão de Debêntures da Itarema Para 'A- (bra)'; Perspectiva Estável
https://www.fitchratings.com/site/pr/10078240 3/8
CENÁRIOS DA FITCH
As premissas dos cenários base e de rating da Fitch refletem projeções macroeconômicas atualizadas conforme o Global Economic Outlook da agência, publicado em março de 2019. Além disso, as projeções refletem os dados históricos desde 2016. No cenário-base, a premissa de geração se baseia na estimativa de P-50 da UL mais descontos de 7,0%, referente ao estudo, e de 2,2%, relacionados às perdas regulatórias, seguindo a metodologia da Fitch. A disponibilidade do parque é descontada em 3% a partir do décimo ano de operação. Despesas gerais e administrativas, além de outros custos operacionais, como seguros, aumentaram 7,5%, enquanto os encargos regulatórios e de transmissão permaneceram iguais. A agência assume que a fiança bancária estará vigente até abril de 2020.
As mesmas premissas foram utilizadas no cenário de rating, à exceção da geração, que foi estimada em P90 de dez anos, incluindo descontos sobre a geração e perdas, em vez de em P-50.
No cenário-base da Fitch, os DSCRs mínimo e médio são de 1,01 vez e de 1,28 vez, respectivamente. No cenário de rating, os DSCRs mínimo e médio são de 0,85 vez e 1,01 vez.


Imprimir o conteúdo Visualizar impressão Fonte: Fitch Ratings
17/07/2019
CYRELA BRAZIL REALTY EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES comunica pagamento da remuneração referente à 10ª emissão de debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
CPFL Energias Renováveis comunica pagamento de juros aos debenturistas da 7ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Fitch Atribui Rating 'AA+(exp)(bra)' à Proposta de 2ª Emissão de Debêntures da EDP SP-MG Fitch Ratings
16/07/2019
GERDAU comunica vencimento da quinta emissão de debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
Copel Telecomunicações comunica pagamento de juros aos debenturistas da segunda emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Triângulo do Sol auto-estrada comunica pagamento aos debenturistas da quinta emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Concessionária Rota das Bandeiras comunica debenturistas da primeira emissão sobre pagamento de prêmio B3 – Elaborado por ANBIMA
Concessionária Rota das Bandeiras comunica debenturistas da primeira emissão sobre cessão de obrigações das debêntures da Odebrecht TransPort para com a emissora e pagamento de prêmio da mesma B3 – Elaborado por ANBIMA
15/07/2019
BR PROPERTIES comunica pagamento de juros e amortização às debêntures da primeira emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Sanesalto comunica o pagamento de juros e amortização aos debenturistas da 2ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
ISA CTEEP comunica pagamento de juros aos debenturistas da 4ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A CONCESSIONÁRIA DO SISTEMA ANHANGUERA-BANDEIRANTES S.A. (“AutoBAn”), comunica o pagamento de juros da oitava emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A Ecopistas comunica pagamentos aos debenturistas da primeira emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
BR Properties comunica pagamento de juros aos debenturistas da 12ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
TAESA comunica pagamento de juros aos debenturistas da quinta emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Triângulo do Sol auto-estrada comunica pagamento aos debenturistas da quinta emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
JSL comunica pagamento de juros e amortização aos debenturistas da sexta emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
PBH ATIVOS comunica debenturista da segunda emissão sobre pagamento de amortização B3 – Elaborado por ANBIMA
12/07/2019
A Minas Gerais Participações S.A. comunica os pagamentos de remuneração da 5ª emissão de debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
ENGIE BRASIL ENERGIA comunica os debenturistas da 7ª emissão sobre o pagamento da primeira parcela da remuneração B3 – Elaborado por ANBIMA
COPASA MG informa aos seus debenturistas o pagamento de juros referentes à 12ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
Petrobrás comunica pagamento de juros às debentures da 6ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Rota das Bandeiras comunica amortização do valor nominal, atualização monetária e o pagamento de juros referente às debêntures da segunda série B3 – Elaborado por ANBIMA
Fitch Afirma Rating 'AA(bra)' da Copasa; Perspectiva Revisada Para Positiva Fitch Ratings
10/07/2019
Fitch Afirma Rating 'AAA(bra)' da 1ª Emissão de Debêntures da Transmissora JMM Fitch Ratings
05/07/2019
Fitch Afirma Ratings de Debêntures com Garantia da Alupar Fitch Ratings
Fitch Atribui Rating 'AA-(bra)' à Proposta de 6ª Emissão de Debêntures da Copel GeT Fitch Ratings
04/07/2019
Fitch Atribui Rating 'A-(exp)(bra)' à Proposta de 1ª Emissão de Debêntures da PCH Buriti Fitch Ratings
A Fitch Ratings atribuiu, hoje, Rating Nacional de Longo Prazo 'AAA(exp)(bra)', com Perspectiva Estável, à proposta da segunda emissão de debêntures da VDB F2 Geração de Energia. Fitch Ratings
SmartFit comunica aos debenturistas sobre o resgate antecipado das debêntures da 1ª série da 3ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Lojas Renner comunica o pagamento de juros e amortização no âmbito da 8ª emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Gerdau comunica aos debenturistas sobre autorização de resgate antecipado B3 – Elaborado por ANBIMA
03/07/2019
Fitch Afirma Rating 'AA (bra)' da 2ª Emissão de Debêntures de Sinop; Perspectiva Estável Fitch Ratings
02/07/2019
Fitch Afirma Rating 'AA-(bra)' da Ser; Perspectiva Estável Fitch Ratings
01/07/2019
A COPEL comunica pagamento de juros e principal aos debenturistas da sexta emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
A BR Properties comunica pagamento de juros e amortização da segunda emissão de debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
Fitch Atribui Rating 'AAA(bra)' à Proposta de 17ª Emissão de Debêntures da Rede D'Or Fitch Ratings
28/06/2019
A Eletropaulo comunica pagamento da 3ª Série da 23ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo comunica aos debenturistas da 14ª emissão o pagamento de juros e principal no âmbito do resgate antecipado facultativo total das debêntures. B3 – Elaborado por ANBIMA
A Termelétrica Pernambuco III S.A. comunica pagamento de juros aos debenturistas da primeira emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
Fitch Atribui Rating 'AAA(bra)' à Proposta de 9ª Emissão de Debêntures da Engie Brasil Fitch Ratings  
27/06/2019
A Concessionária Auto Raposo Tavares comunica pagamento de flat aos debenturistas da segunda emissão B3 – Elaborado por ANBIMA
26/06/2019
Fitch Atribui Rating 'AAA(bra)' à Norsa e à Sua Proposta de Emissão de Debêntures Fitch Ratings
Fitch Eleva Rating da VLI Para 'AAA(bra)'; Perspectiva Estável Fitch Ratings
25/06/2019
Fitch Atribui Rating 'AA(bra)' à Proposta de 4ª Emissão de Debêntures da Águas Guariroba Fitch Ratings
24/06/2019
Fitch Eleva Rating da 2ª Emissão de Debêntures da Paranaíba para AA+(bra); Perspectiva Estável Fitch Ratings
Fitch Afirma Rating 'AA(bra)' da XPI e Atribui Rating Final à sua segunda emissão de debêntures Fitch Ratings
A CEMAR comunica pagamento da 4ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
21/06/2019
A JSL comunica pagamento da 10ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A BR Properties comunica pagamento da 5ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
JSL S.A. comunica pagamento da 12ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
JSL S.A. comunica pagamento da 11ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
18/06/2019
Fitch Afirma 'A(bra)' da 1ª Emissão de Debêntures da Ventos de São Jorge; Perspectiva Estável Fitch Ratings
A CPFL Energias Renováveis comunica pagamento da 1ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Sanesalto Saneamento comunica pagamento da 2ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Lojas Renner comunica pagamento da 5ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Companhia Energética do Ceará comunica pagamento da 5ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Companhia Energética do Ceará comunica pagamento da 6ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Energisa comunica pagamento da 8ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Celpa comunica pagamento da 4ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A AES Tietê Energia comunica pagamento da 4ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A JSL S.A. comunica pagamento da 8ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Concessionária Rodovias do Tietê comunica pagamento da 1ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Ferreira Gomes Energia comunica pagamento da 3ª Emissão de Debênture B3 – Elaborado por ANBIMA
A Triângulo do Sol Auto-Estradas comunica pagamento da 5ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Rodovias das Colinas comunica pagamento da 8ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA
A Ampla Energia e Serviços comunica pagamento da 9ª Emissão de Debêntures B3 – Elaborado por ANBIMA

« Notícias Anteriores | Próximas Notícias »

Ao obter informações através deste site você declara conhecer e aceitar os termos de exoneração de responsabilidades e de direitos autorais da ANBIMA.